Um implante dentário é um elemento de titânio que substituirá a raiz de um dente natural que por qualquer motivo foi extraído. O implante é colocado no osso do maxilar superior ou inferior e irá integrar-se podendo depois suportar forças como se tratasse de um dente natural. Os implantes dentários são extremamente versáteis podendo substituir um ou mais dentes em falta.
A endodontia, também conhecida como desvitalização, consiste em limpar a área sensitiva e nutricional de um dente e preencher com um material biocompatível de modo a selar o dente desde a câmara pulpar até à ponta da raiz. A desvitalização incompleta é uma das causas do aparecimento de quistos, infeções e consequentemente extrações.
São próteses que tem a finalidade de substituir os dentes ausentes, que permite a sua remoção pelo paciente. Podem ser parciais ou totais e acrílicas ou esqueléticas, conforme o caso.
Odontopediatria é a área da medicina dentária aplicada às crianças, indivíduos em formação. É fundamental na prevenção e intersecção de problemas estruturais e de desenvolvimento oral.
Área que se dedica ao tratamento das doenças dos tecidos de suporte dentário (periodonto) e que podem leva à perda dentária.
Esta área é utilizada na recuperação de dentes danificados, nomeadamente por cáries ou fracturas por restaurações semelhantes aos dentes naturais. Estas restaurações podem ser feitas com material restaurador (compósito) ou em cerâmica.
Sendo os pés a nossa base, estes merecem uma especial atenção, pelas suas importantes funções, como o suporte do peso corporal, a locomoção, entre outras. Os pés estão sujeitos a variados tipos de patologias, lesões e deformações ao longo da vida.
É a especialidade da medicina dentária que visa o alinhamento dentário e uma articulação normal entre os dentes superiores e inferiores. Uma correcta adaptação das arcadas dentárias permite uma melhor respiração, dicção, previne distúrbios nas articulações temporo-mandibulares, aparecimento de cáries, e problemas periodontais . Para além de tudo isto, proporciona uma estética agradável, melhorando a auto-estima.
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através da colocação de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, de uma forma fixa não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes. Têm como objectivo mimetizar ao máximo a dentição natural.
É uma disciplina terapêutica que se interessa pelo organismo humano e os seus movimentos, procurando desbloquear as restrições de mobilidade que possam existir nos músculos, esqueleto, articulações, mas também dos órgãos internos e da parte sacrocraniana (do crânio ao osso sacro, no fim da coluna). Age no tratamento de várias doenças mas também na sua prevenção, sem recurso a medicamentos ou cirurgia. A osteopatia vê o organismo humano como um todo, onde tudo está relacionado e pode influenciar outros sistemas: por exemplo, o sistema articular, através do sistema neurológico pode influenciar a parte visceral, dos órgãos internos. Através de técnicas manuais, o osteopata procura reequilibrar o organismo.